quinta-feira, 23 de maio de 2013

   REGULAMENTO


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
GOVERNO MUNICIPAL DE CRUZETA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
(DEMAIS SECRETARIAS)

21º AQUI ACONTECE SÃO JOÃO
XII CONCURSO DE QUADRILHAS ESTILIZADAS

1. DO CONCURSO
1.1- A Prefeitura Municipal de Cruzeta, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e em parceria com as demais Secretarias Municipais, realizarão o 21º AQUI ACONTECE SÃO JOÃO e o seu XII CONCURSO DE QUADRILHAS ESTILIZADAS. O evento acontece na Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo, no centro, com início às 20h.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 - As inscrições das quadrilhas que irão concorrer ao concurso, deverão acontecer no período de 21/052013 a 18/06/2012, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SMECE, Rua Tiburtino Bezerra, 172, pelo e-mail smececruzeta@yahoo.com.br, ou ainda pelo Telefax (84) 3473-2479 – Cel: 9402-0475, das 7:00 horas às 13:00 horas de Segunda a Sexta-feira.
2.2 - O regulamento e a ficha de inscrição serão enviados por esta Secretaria para o endereço eletrônico ou Fax das respectivas quadrilhas, e estes deverão ser devolvidos através do e-mail:  smececruzeta@yahoo.com.br, ou pelo Telefax: (84) 3473 – 2479.

3. DAS FINALIDADES
3.1-O concurso de quadrilhas estilizadas no município de Cruzeta valoriza e fortalece a cultura popular e dá ênfase aos festejos juninos realizados no decorrer das festividades do Aqui Acontece São João, além de promover o intercâmbio entre as cidades visitantes e a anfitriã, durante a realização do evento.

4. DA ORGANIZAÇÃO
4.1- Poderão participar desta categoria quaisquer quadrilhas estilizadas de cidades circunvizinhas, Estado do RN, além de outros Estados brasileiros e/ou regiões, exceto quadrilhas do município de Cruzeta.
4.2- A organização do evento disponibilizará para os participantes serviços de som com: CD, MP/3, Pendrive, microfone sem fio e equipamentos necessários para apresentações de som ao vivo.
4.3- Cada quadrilha deverá ser composta de, no mínimo, 10 (dez) pares = 20 pessoas, observando a idade mínima de 12 anos.

5. DA APRESENTAÇÃO
5.1- As quadrilhas apresentar-se-ão obedecendo ao seguinte cronograma:
    . Nos dias 20, 21, 22 de junho de 2013 – Apresentação das concorrentes;
    . Dia 23/06/2013 – Final - onde se apresentarão as 03 (três) finalistas, e dentre elas será eleita à campeã;
5.2 - Cada participante terá o tempo máximo de 25 minutos para a sua apresentação;
5.3 – As apresentações acontecerão por ordem de chegada dos integrantes da quadrilha à cidade;
5.4 – A quadrilha deverá estar na cidade com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do horário previsto para o início do evento;
5.5- A organização do evento não se responsabilizará por eventuais problemas com transporte ou semelhantes, que provoquem atrasos no horário de chegada das quadrilhas;
5.6 - A quadrilha participante deverá estar presente na concentração 10 (dez) minutos antes na ordem de apresentação;
5.7- A quadrilha que não estiver arrumada no horário previsto, só fará sua apresentação no final da noite.
5.8- As quadrilhas deverão prestar atenção aos seguintes sinais:
. VERDE – Início da apresentação;
. AMARELO  Preparar para saída  (05 minutos para o final);
. VERMELHO – O tempo de apresentação está esgotado.

6. DO JULGAMENTO
6.1 A comissão julgadora do concurso deverá constitui-se de 05 (cinco) membros indicados pela Comissão Organizadora do Aqui Acontece São João, considerando-se preferencialmente a imparcialidade e a capacidade de discernimento cultural dos critérios estabelecidos para efeito de julgamento.
      Haverá um jurado para cada critério estabelecido, ou seja, cada jurado será responsável pelo julgamento de um dos requisitos determinados: HARMONIA; FIGURINO; ANIMAÇÃO; EVOLUÇÃO/ COREOGRAFIA; E MARCADOR E TEMPO. A decisão da Comissão Julgadora é incontestável, não cabendo a nenhum participante manifestar contestações verbais de conotação agressiva ou de caráter jurídico.
6.2 – Os itens submetidos a julgamento são:
HARMONIA:
      .  Desenvolvimento dos movimentos
      .  Ritmo das sequências
      .  Naturalidade de movimentos
      .  Sincronia durante toda evolução
      .  Adereços e cenários estão de acordo com o tema
FIGURINO:
·         Caracterização de acordo com o tema
·         Harmonia das cores
·         Tem excesso de desenhos gerando poluição visual?
·         Os adereços estão coerentes com o tema e com o figurino?
ANIMAÇÃO:
·         Espontaneidade.
·         Vibração, sorriso espontâneo, prazer.
·         Alegria, energia.
COREOGRAFIA:
·         A abertura gerou novidade, surpresa?
·         Nível de passos (Emociona? Impressiona? Racionalidade?)
·         O ritmo, agilidade, capacidade de improviso está de acordo com a marcação musical?
·         O repertório musical está em harmonia com o tema, marcação e encenação
MARCADOR E TEMPO:
·         Clareza na voz, vibração, narração do tema.
·         Houve exagero por parte do marcador em dança e texto?
·         Liderança quanto à condução do desenvolvimento da quadrilha
·         Respeitou o tempo previsto (25 minutos), estabelecido por este regulamento?

6.2.1. Os itens julgados receberão o mínimo de 5 pontos e o máximo de 10 pontos.
6.2.2- Em caso de empate, o critério para o desempate será o item de julgamento MARCADOR.
Deste modo, vencerá a quadrilha que obtiver a maior nota recebida pela Comissão Julgadora no referido item.
6.2.3. E se assim, permanecer o empate, caberá a todos os componentes da comissão julgadora a votar, secretamente, o item MARCADOR.
6.4- No final de cada noite, após as apresentações, os envelopes contendo as notas de julgamento, serão lacrados e depositados em uma urna na presença do coordenador ou responsável por cada quadrilha.

7. DA CLASSIFICAÇÃO PARA A FINAL

7.1 – No último dia de apresentações das concorrentes, a urna será aberta na presença de autoridades e representantes de quadrilhas que estiverem presentes na ocasião, para a divulgação das 03 finalistas conforme pontuação obtida;

7.2 -  Serão classificadas para a final, 3 (três) quadrilhas, com  premiação para o 1º , 2º e 3º lugar.;

7.3 – Quanto à apresentação das finalistas, será feito um sorteio para definir a ordem das apresentações, que acontecerá no último dia da fase classificatória – 30/06/2013.

7.4– As quadrilhas finalistas deverão estar na cidade e no mesmo local das apresentações anteriores, às 19 horas, para melhor organização do evento, e evitar maiores transtornos entre a coordenação do evento e quadrilhas participantes.

8 .DA PREMIAÇÃO
8.1-Todas as quadrilhas receberão troféu de participação, mediante a ordem de apresentação.
8.2- Das 03 (três) quadrilhas classificadas apenas receberão prêmios em dinheiro do 1º ao 3º lugar, conforme a classificação seguinte, mais um (1) troféu especial para a campeã:

1º lugar – troféu de campeã + R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).
2º lugar -  R$ 3.000,00 ( três mil reais).
3º lugar – R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1- As quadrilhas inscritas deverão manter o compromisso de sua participação no evento, na data e hora previamente marcadas. Caso a participante deixe de comparecer, avisar a comissão organizadora do evento, 24 (vinte e quatro) horas antes, o motivo da ausência pelos telefones (84) 3473-2479 -  Celular: 9402-0475.
9.2- É vetada a utilização de fogos de artifício e similares, como também, a utilização de adereços pontiagudos ou qualquer material cortante que ponha em risco a integridade física dos participantes.
9.3- Durante a apresentação, cada quadrilha receberá credenciais para uma equipe de apoio com 10 pessoas na quadra e jamais acima desta quantidade (incluindo fotógrafo e filmador).
9.4- Não será permitido aos concorrentes qualquer contato com a comissão julgadora, antes e durante a apresentação.
9.5- A coordenação do evento resolverá os casos omissos neste regulamento.
9.6- Cada marcador só poderá apresentar uma única quadrilha concorrente.
9.7- Se por algum motivo ocorrer falhas por parte da organização do evento durante a apresentação da quadrilha, fica assegurada o seu direito a uma reapresentação imediata após a interrupção.

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

·         As quadrilhas, após chegarem a Cruzeta-RN, deverão dirigir-se a EMCAS – Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva – em frente à Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo, para receber informações quanto ao alojamento, além do recebimento das credenciais para as equipes de apoio, assinando o termo de responsabilidade;
·         A quadrilha terá total responsabilidade pelos danos ocasionados nos alojamentos tipo: danificação de material e, principalmente, instalações sanitárias. No local terá recepcionista para atender as principais necessidades;
·         Manter sempre uma cópia do material de áudio reservada no caso de haver problemas com o original;
·         No caso de apresentação ao vivo, a quadrilha deverá comunicar a coordenação do evento com antecedência, a fim de que sejam tomadas as devidas providências (ajustes de equipamentos e som);
·         Só será oferecida à quadrilha, local para vestuário e água;
·         Durante o evento, permanecerá no local das apresentações uma ambulância com profissionais da saúde para eventuais emergências.
·         Os componentes deverão ter conhecimento deste regulamento;
·         Todos os inscritos deverão acatar e concordar com o presente Regulamento;
·         A Coordenação do Aqui Acontece São João não se responsabilizará por objetos pessoais que poderão ser perdidos.


Cruzeta-RN, maio de 2013.
A COMISSÃO ORGANIZADORA


                                                     

 ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
GOVERNO MUNICIPAL DE CRUZETA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
(DEMAIS SECRETARIAS)

21º AQUI ACONTECE SÃO JOÃO
XII CONCURSO DE QUADRILHAS ESTILIZADAS


FICHA DE INSCRIÇÃO – Nº________

NOME DA QUADRILHA ­­­__________________________________________________________

Nº DE COMPONENTES: ___________ Nº  DE  PESSOAS NA PRODUÇÃO________________

TEMA APRESENTADO:__________________________________________________________

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TIPO DE ÁUDIO: GRAVADO __________              AO VIVO: ________
DATA DE PREFERÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO: (observar período no regulamento) ___________

BREVE HISTÓRICO DO TEMA

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TÍTULOS ANTERIORES
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COORDENADOR:  ______________________________________________________________     
ENDEREÇO__________________________________________________________________________
CIDADE:   ______________________________      UF: _______________________________
TELEFONE FIXO (FAX):   ____________________                  CEL:________________________
Email: ____________________________________________________________________________


OBS: A devolução da ficha de inscrição será feita através do FAX (84) 3473-2479 da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte -  Cruzeta-RN e do  e-mail: smececruzeta@yahoo.com.br
No ato da inscrição colocar a provável data da apresentação de sua quadrilha. (Entre 20 à 22/06/2013).
Para maiores esclarecimentos pelos telefones – (84) 3473- 2479 ou Cel. Claro: 9402-0475. (Das 7:00 h. às 13:00 h.).